Tuesday, February 03, 2004

Ainda procuro uma pesquisa feita por médicos em que eu consiga acreditar

"No novo trabalho, um grupo de cientistas da Harvard University e Brigham and Women´s Hospital, em Boston, acompanhou cerca de 126.000 pessoas por mais de doze anos. De tempos em tempos, os participantes respondiam um questionário detalhado, que incluía perguntas sobre o hábito de beber café.
Os pesquisadores descobriram que homens que tomavam mais de seis xícaras da bebida cafeinada por dia tinham um risco de desenvolver diabetes do tipo 2 que correspondia à metade daqueles que não bebiam a mesma variedade. Entre as mulheres, o risco era 30 % menor para as consumidoras regulares de café em comparação àquelas que não consumiam a bebida. "

http://sciam1.locaweb.com.br/sciam/noticia.aspx?not_codigo=44

Pô, será que só eu que acho que isso não quer dizer muita coisa?
E se a vontade de tomar café estiver associada a alguma coisa que evite o diabete? E se as papilas gustativas reagirem à insulina de tal modo que quem tem propensão a diabete não quer mesmo tomar café? E se um monte de outras coisas?

Como separar ou distinguir causa de consequência? Nunca vi pesquisa médica que fizesse isso direito.

Coloque um diabetico pra tomar o mesmo tanto de café que um não-diabético, independente do quanto ele quer ou não tomar, e aí eu posso acreditar.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home